Os estados de Alagoas e do Amapá, levando em consideração o número de habitantes, são os que têm os maiores índices de insegurança alimentar grave no Brasil. Os dados são da pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan). Segundo o estudo, em Alagoas são 36,7% das famílias nesta situação e, no Amapá, são 32%. Com base nesses números, o deputado Diogo Sênior iniciou o debate da 8ª Sessão Ordinária, na manhã desta terça-feira (28).
"A cada dia, falta mais alimento nas nossas residências e na residência do povo amapaense. É muito preocupante. O almoço, o café, e a janta são as três refeições principais, infelizmente muita gente não tem as três. A gente sabe que os deputados têm uma ação diária tentando contribuir com isso, mas só vai mudar quando tivermos uma economia forte", explicou. De acordo com ele, a insegurança alimentar é grave porque traz prejuízos para a educação das crianças e suas oportunidades no futuro.
"Uma criança que vai na escola sem comer, lá no futuro essa criança não vai conseguir se concentrar, não vai conseguir tirar boas notas e não vai ter uma oportunidade de emprego", afirmou. Como solução, o gestor acredita que é necessário desenvolver o setor primário da economia com mais empreendimentos nas áreas de agricultura e pecuária.
O deputado Jesus Pontes também falou na sessão indicando que o processo de desenvolvimento destes setores começa com segurança jurídica aos empresários. "A gente vem trabalhando há oito anos com a regularização fundiária e primeiro buscamos fazer o georreferenciamento das glebas Agora estamos conduzindo o processo de zoneamento ecológico", detalhou.
O deputado Paulo Nogueira fechou o debate ressaltando que a insegurança alimentar não é só fruto da falta de investimentos no campo, mas também do desemprego nas cidades. "A gente teve a Coca-cola aqui que fechou, a Sorin também, várias indústrias que vieram e não ficaram no estado. Precisamos olhar para isso, porque é um fator que aumenta o desemprego e a pobreza de forma direta."
Foto: Olavo Reis
Veja aqui a galeria de imagens da 8ª Sessão Ordinária