Os desembargadores Adão Carvalho, Mário Mazurek e Jayme Ferreira foram empossados na noite desta sexta-feira (03) em cerimônia do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Eles são agora, respectivamente, o presidente, vice e o corregedor-geral do órgão judiciário. O deputado Jesus Pontes, 2° Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amapá, representou a presidente da casa, deputada Alliny Serrão. Estiveram presentes ainda no evento os deputados Jack Jk, Edna Auzier, Dayse Marques, Liliane Abreu, Zeneide Costa, Jory Oeiras, Diogo Sênior, Pastor Oliveira e Hildegard Gurgel. Além deles, também prestigiaram a cerimônia o senador Lucas Barreto, o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, o governador do Amapá, Clécio Luís, além de diversas autoridades estaduais.
Na ocasião, o deputado Jesus Pontes ressaltou a importância da união entre os poderes executivo, legislativo e judiciário do estado. "Na pandemia, percebemos como faz diferença a convergência de ações. No momento mais desafiador da humanidade, o Amapá se destacou pela união de esforços. Não teve um ente de um poder que não esteve junto e, com isso, conseguimos obter a menor taxa de letalidade do Brasil porque as forças institucionais estavam conduzindo um trabalho conjunto. Vamos continuar. Conte comigo e com meu parlamento", afirmou.
O desembargador Adão Carvalho, por sua vez, ressaltou o momento ímpar do órgão. "O poder judiciário estará estreando na próxima quarta-feira (08) o canal de TV que vai facilitar a população como o judiciário funciona. E haverá também a rádio judicirádio.com.br. É uma inovação a nível nacional, desconheço um tribunal que esteja fazendo ou fez isso. Será virtuosa essa empreitada." Ele destacou ainda que é uma grande honra estar à frente do poder judiciário do estado do Amapá. "Prometo zelar pelo cumprimento das leis brasileiras. Quero dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores. Nós temos projetos de construção de um novo prédio, a bancada federal anterior já destinou esse dinheiro, já está locado, e quero dar continuidade também aos trabalhos na área tecnológica."
Conheça a biografia de cada magistrado (informações do Tjap):
Nascido no Rio de Janeiro, Adão Carvalho, começou sua carreira de magistrado como juiz titular das Comarcas de Oiapoque, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari e Santana até chegar à capital. Ascendeu ao cargo de Desembargador em novembro de 2020 e foi indicado Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá no biênio 2021/2023, além de suplente da Corte do Tribunal Regional do Amapá no mesmo período. No mesmo biênio, foi eleito por aclamação para o cargo de Diretor-Geral da Escola Judicial do Amapá.
Mário Mazurek teve carreira de juiz inicialmente como titular da Comarca de Laranjal do Jari, de outubro de 1991 a maio de 1992, atuou como juiz auxiliar na Comarca de Macapá de maio de 1992 a dezembro de 1993. Foi titularizado juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Macapá entre dezembro de 1993 e dezembro de 2002, e passou a titular da 2ª Vara Cível de Macapá de dezembro de 2002 a novembro de 2018. No ápice de sua carreira como juiz, assumiu a titularidade do Gabinete 1 da Turma Recursal do Estado do Amapá, cargo que entregou ao tomar posse como desembargador.
Jayme Henrique Ferreira, nascido em Ourinhos (São Paulo), foi aprovado no 1º Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá em 1991. Nomeado em 01 de novembro de 1994, para o Cargo de Promotor de Justiça de 3º Entrância da Comarca de Macapá, foi designado Promotor de Justiça Titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Macapá. Foi membro da Comissão de Reestruturação das Promotorias de Justiça de 2009 e 2014 e membro da Comissão de Análise e de Estruturação e Adaptação da Lei dos Servidores em 2016. Tornou-se desembargador em 2021 pela regra do quinto constitucional destinada ao Ministério Público.
Fotos: Dircom
Veja aqui a galeria de imagens do evento
Veja aqui o vídeo do evento