A Ouvidoria Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) participou na manhã desta quinta-feira (16/03), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), do encontro Ouvidoria Day, organizado pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP) que reuniu profissionais de todo o Estado, gestores públicos, servidores e cidadãos interessados em acompanhar mais de perto a gestão pública, além de estudantes das escolas da rede estadual de ensino, em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor, comemorado em 16 de março.
O evento aconteceu nas capitais dos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal e em 33 municípios. Das 16 cidades do Amapá, apenas quatro possuem ouvidoria. "Todos os municípios e órgãos do Estado devem ter ouvidoria para uma participação plena da sociedade", frisou Reginaldo Ennes, ouvidor e conselheiro do TCE/AP.
A cada ano o evento debate um tema com foco no aprimoramento das ouvidorias envolvendo as Cortes de Contas, a gestão pública e a sociedade. São debatidos assuntos como a inclusão digital como instrumento de cidadania, empoderamento popular e controle social e a importância das ouvidorias como instrumento de controle social e sua contribuição para o fortalecimento da democracia.
Para o ouvidor da Alap, Dep. Paulo Nogueira (PT), é um momento de adquirir experiência e levar o conhecimento para a Assembleia Legislativa. "Vamos desenvolver um trabalho reunindo os prefeitos e vereadores de todos os municípios para que possamos dar uma resposta para aqueles que buscam o serviço da Ouvidoria", destacou o ouvidor legislativo, que assumiu o cargo há menos de um mês. "Já apresentamos à presidente da Assembleia Legislativa, deputada Alinny Serrão, uma programação a ser desenvolvida pela ouvidoria da casa ainda este ano em todos os municípios do Estado", informou.
Alunos das escolas estaduais Joanira Del Castillo, do município de Santana, e Antônio João, em Macapá, que participaram no ano de 2019 do programa Ouvidoria do Meio do Mundo, desenvolvido pelo TCE, relataram suas experiências. "O futuro do nosso Estado passa por essa juventude. Essa nova geração tem o pensamento voltado para o futuro e vai construir esse novo mundo mais justo e solidário", ressaltou o conselheiro Reginaldo Ennes.
FOTOS: Olavo Reis
Veja aqui a galeria de imagens
Para ver matéria da TV Assembleia, clique aqui.